sábado, 22 de janeiro de 2011

Ha diferença entre Marketing e Publicidade ?
 Primeiro Marketing e Publicidade.
Ambos são componentes importantes, mas bem diferentes.
Publicidade: posso falar que é uma das ferramentas do Marketing e um dos maiores gastos (e melhor, investimento). Publicidade serve para atrair pessoas para um objetivo. Deriva do público, tem como objetivo tornar público um fato, uma idéia. Podendo ser em massa ou personalizada, atingir o máximo número de pessoas ou um limitado grupo.
Comercialmente falando, anunciar tem com objetivo realizar vendas ou realizar ações, ser favorável para o anunciante. Todos os comerciantes realizam publicidade, seja colocar um cara com um megafone gritando “Aqui é mais barato” ou gastar milhões com anúncios em TV, Rádio, Jornal e Internet. Desde o mais simples a todos os setores necessitam e usam a publicidade, é claro que uns sabem como utilizar e outros não.
Há também a publicidade que não visa um lucro, como exemplo as campanhas de incentivo filantrópico e conscientização, ao público sobre a importância de determinada campanha.
Marketing: É estratégico, planejado. Envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Envolve todas as atividades comerciais, seja da sua produção física até o consumo final.
O Profissional em Marketing deve conhecer o que o consumidor deseja e não apenas querer vender o que a sua empresa pode fabricar. Idealmente o Marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar e a única coisa necessária a fazer é tornar o produto disponível.
O comitê de definições da América Marketing Association define as atividades de Marketing: “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário